COMO EXPANDIR O SEU NEGÓCIO

Por efeito do crescimento e aparecimento de novos negócios, da necessidade de uma maior aposta na tecnologia, inovação e criação das melhores competências, uma metodologia que têm sido cada vez mais utilizada pela maioria das empresas é o plano de negócios - uma ferramenta que se tem afirmado como uma das ferramentas imprescindíveis ao desenvolvimento dos projetos empresariais, ao crescimento e sucesso da empresa e à diminuição do risco inerente

De forma sucinta, o plano de negócios constitui um documento ou plano que engloba de forma detalhada os objetivos primordiais do negócio e os recursos que devem ser alocados, bem como as etapas e linhas orientadoras do projeto. O plano deve ser sempre adaptado às necessidades do negócio e revisto ao longo do tempo, com o propósito de prevenir problemas e concretizar da melhor forma a ideia inicial e as suas constantes modificações. 

Quais os passos essenciais à criação de um plano de negócios?

Para a construção de um plano de negócios está implícita a pesquisa de um enorme conjunto de informações para análise da viabilidade do projeto, implicando por exemplo informações na vertente do mercado, produto, consumidores e fornecedores. Muitas vezes, é aconselhado que a empresa solicite apoio externo, em caso de necessidade de dados provenientes de áreas complementares ao plano em construção.

Desta forma, a estrutura de um plano de negócios deve resumidamente conter os seguintes elementos:

  1. Sumário executivo para diagnóstico da situação atual do projeto, identificação das linhas orientadoras e da estratégia delineada, de forma muito breve.

  2. Apresentação do negócio com informações relacionadas com a história, visão e cultura da empresa e do empresário.

  3. Análise do mercado que inclui geralmente pesquisas relativas a tendências, projeções e tecnologias disruptivas no mercado, envolvendo um estudo sobre todos os fornecedores e concorrentes. A análise de mercado envolve simultaneamente a criação de modelos de análise como por exemplo a análise SWOT, PESTAL, VRIO Framework, Análise SPT para estruturação das informações recolhidas.

  4. Análise do produto que deve conter todas as atividades necessárias ao desenvolvimento do produto/serviço oferecido e explicação de cada escolha (como as abordagens a adotar, as tecnologias utilizadas, o processo produtivo e as licenças necessárias), bem como os fatores de motivação e a análise dos pontos críticos ao longo de todo este processo.

  5. Estratégia de marketing que define o público a que o projeto se deve dirigir (através da segmentação do mercado em pequenos subgrupos assente em diversos critérios), a comunicação utilizada possível de estabelecer relações entre os clientes e o produto ou empresa, os canais de distribuição, as ações de marketing e a estratégia de vendas. 

  6. Gestão e controlo do negócio o elemento que deve incluir toda a documentação e relatórios imprescindíveis para a gestão da empresa e para entidades terceiras, a fim de garantir o controlo financeiro, perceber quais as atuações de sucesso, o desempenho dos diversos departamentos, a evolução das vendas e a eficiência da produção, entre outros fatores. 

  7. Análise de investimentos remete para a tomada de decisão sobre o investimento necessário, determina as necessidades de financiamento e a duração dos períodos de investimento e/ou financiamento.

  8. Avaliação do risco e viabilidade do negócio através da construção de projeções financeiras de análise dos Cash-flows gerados e da rentabilidade e documentos como o balanço ou a demonstração de resultados, sendo de recomendar um aconselhamento externo de profissionais na área.

Algumas dicas …

Depois de concluído, o plano de negócios deve ser atualizado em caso de intenção de modificação de elementos ao longo do processo, numa situação em que os resultados sejam alcançados com base na estratégia definida, ou pelo contrário, em caso de não existir nenhuma evolução por parte de uma variável específica, tendo esta de ser alterada.

É de notar que todas as estratégias adotadas, bem como as atividades estipuladas para desenvolvimento do projeto, devem ser orçamentadas (perante várias alternativas de orçamentos) para possível controle interno por parte dos gestores de projeto ou da empresa.

Em anexo, devem integrar o plano de negócios documentos como cópias de contratos, licenças, declarações de impostos, modelos financeiros preenchidos, ou até mesmo informações e/ou CV’s dos impulsionadores do projeto. 

A última dica remete para um pensamento que deve ser tido sempre em consideração: quanto maior for o número de informação detalhada no plano construído, maiores serão as oportunidades de realizar acertos no futuro e maior será o conhecimento do seu negócio e do mercado em que se insere.

De forma conclusiva, e como referido anteriormente, por vezes é necessário recorrer a aconselhamento externo para construção de diversas componentes do plano de negócios. Desta forma, para análise da viabilidade do seu negócio ou até crescimento do mesmo, a JEEFEUC poderá ser o melhor amigo na construção de um plano de negócios e na maximização das potencialidades de qualquer negócio.

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